quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O QUE TORNA UMA EQUIPE CAMPEÃ

A cultura do campeão em nosso país traz consigo várias mazelas, quase impossíveis de serem tratadas no curto prazo. Estamos falando de um paradigma existente em nossa sociedade, que contamina a todos: torcedores, profissionais do esporte, críticos e, principalmente, os familiares em sua maior parte.
A referência principal, é claro, passa a ser a equipe que alcançou a primeira colocação. Seus atletas e a comissão técnica passam a ser imitados e, igualmente, seus métodos de trabalho.
E a análise sobre o vencedor, que poderia ser rica e ampliada à diversos fatores, quase sempre é óbvia e unânime.
E a unanimidade não é burra, como diria Nelson Rodrigues. A unanimidade é pobre… mas com certeza, nos permite enxergar exceções.
Uma equipe de jogadores bem treinados ou uma comissão técnica integrada e bem articulada são exemplos de unanimidade inteligente. Outro bom exemplo são os pedagogos do esporte, unânimes ao afirmar que o aluno (ou atleta) pode descobrir o prazer de aprender se for devidamente bem estimulado.
E quais aspectos poderiam ser analisados numa equipe que é referência por ter alcançado um título ou a primeira posição da tabela? Aspectos que permitam ir além dos números estatísticos e dos scouts técnicos do jogo e que efetivamente revele a qualidade do trabalho realizado?
Abaixo são apresentados 15 aspectos gerais de uma equipe de futebol, onde cada um é composto de parâmetros específicos e que podem ser coletados no dia-a-dia dos treinamentos e jogos. A análise de cada aspecto pode ser realizada periodicamente, de acordo com os objetivos da comissão técnica.
1. Qualidade Técnica da Equipe;
2. Condição Atlética da Equipe;
3. Padrão Tático de Jogo da Equipe;
4. Perfil Psicológico dos Atletas;
5. Coesão de Grupo – Consciência Profissional Coletiva;
6. Atitude dos Atletas nos Treinamentos;
7. Atitude dos Atletas nos Jogos;
8. Nível Geral de Performance da Equipe;
9. Índice (Ausência) de Lesões;
10. Infraestrutura de Treinamento;
11. Observação Técnico-Tática dos Adversários;
12. Política de Contratações de Atletas;
13. Relacionamento com a Imprensa (para a Direção);
14. Relacionamento com a Imprensa (Comissão Técnica e Atletas);
15. Grau de Cobrança Interna para a Qualidade.
A análise torna-se mais ampla e desencadeia uma visão mais sistêmica das coisas, detectando fragilidades e permitindo intervenções que, em sua maioria, não seriam notadas.
E muitas vezes, percebe-se que alguns aspectos são mais importantes numa conquista do que a somatória de vários outros juntos.
Quantas equipes campeãs alcançaram um nível de coesão tão grande que superou a falta de qualidade técnica de seus jogadores? Ou vice-versa?
E em quantas oportunidades a política de contratações de atletas causou impacto positivo na melhor classificação da equipe, mesmo com uma fraca infraestrutura para treinamentos? Ou vice-versa?
Essa é a beleza e a complexidade do futebol.


O que torna uma equipe campeã, não é só a qualidade dos atletas, o treinamento, o in trosamento, mais também a união de quem participa, e as vezes até se intromete mais do que devia, mais visando além de tudo um único objetivo que é a vitória: os Pais. Muitas vezes deixando compromissos importantes em segundo plano para dar total apoio aos filhos, e as vezes torcendo e se excedendo um POUCO, mais tudo por causa da vitória, que se torna comum em uma equipe campeã. A união fora das quadras, as festas, os passeios quase que semanais, isso tudo ajuda dentro de campo, e as crianças se sentem motivadas a conquistar mais vitórias. Para formar uma equipe campeã despende muitas despesas dentro e fora de campo, com inscrição em campeonatos, uniformes ( as vezes mais de 2 ), viagens, alimentação, comissão técnica, entre outras. Os patrocinadores ajudam com uma parte, mais sobre tudo isso, os familiares ficam com os maiores gastos. As vezes as cobranças superam o limite da capacidade que uma criança tem de assimilar, pois para elas é apenas mais uma diversão, aquelas partidas todas e treinos durante o ano. Mais do que nunca essa condição toda de união que temos dentro e fora das quadras nos tornam campeões, todos nós, e tudo pode ser superado, se pensarmos além de tudo, na qualidade de vida de nossos garotos, que são crianças, pensam como crianças, brincam como crianças, e devem jogar como crianças. ELAS JÁ SÃO CAMPEÃS!!!

PORTUÁRIOS NA TERCEIRA FASE

Foram realizadas no Sábado, dia 24/10/2009, no Ginásio Ciro I da Federação Paulista de Futebol de Salão os jogos válidos pela segunda fase do Campeonato Metropolitano Série Prata, e as equipes da A.A. Portuários de Santos se classificaram em todas as categorias, sub-13, sub-11 e a sub-9.

A Equipe sub-9 entraria com mais tranquilidade em quadra depois de ganhar a primeira partida por 6x0. Precisaria apenas de um empate para se classificar. Em ritmo de treino com muitos gols desperdiçados, a partida terminou em 7x0 confirmando sua participação na terceira fase da competição.

Estamos esperando a classificação geral para conhecer nosso adversário para a próxima fase, e se confirmar o esperado, terminando em primeiro lugar por indice técnico, pegamos o 8º colocado na próxima fase.

Os treinos continuarão normalmente as quartas e sextas-feiras, a partir das 21:00 horas nas quadras da A.A. dos Portuários em Santos.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

UMA SEMANA NÃO MUITO BOA

Após 4 meses a equipe sub-9 da A.A.Portuário de Santos é derrotada. Foram duas derrotas. Primeiro para o Gremetal por 4x1 na quarta-feira dia 14/10/2009 e depois para o Premier de São Vicente por 4x2 , domingo dia 18/10/2009, as duas partidas válida pela Taça de Prata 2009. Os resultados não mudaram muito o situação confortável que a equipe adquiriu durante a competição, mas a forma como se comportaram em quadra, isso sim, representou uma grande preocupação. A Equipe estava sem aquela empolgação nítida em outras partidas, com destaques individuais na defesa mais sem objectividade no ataque. Definitivamente a equipe não vibrou nessas duas partidas, mas com certeza, com toda experiência do técnico Robson Fernandes com auxilio de Luciano Costa, não deixarão a molecada se abater, pois terão jogos decissívos daqui por diante, necessitando de toda a força que sempre tiveram em quadra.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PORTUÁRIOS X NACIONAL DE JUNDIAÍ

10 de Outubro de 2009 foi de mais jogo de futsal pelo Torneio Metropolitano Série Prata da F.P.F.S. e a equipe Sub-9 da A.A. dos Portuários de Santos estava novamente presente ao Ginásio que a consagrou no começo do ano: CIRO II. Lembranças daquela partida incrível, agora já é passado e uma nova fase começa em busca de mais uma conquista. O jogo foi contra o Nacional de Jundiaí e continuando a campanha para o Futsal nas Olimpíadas, mais uma vez a garotada entrou em campo com sua já famosa faixa para o esporte nas Olimpíadas do Rio 2016.


O jogo teve a presença do Arbitro FIFA Michel Jean que acompanhou a partida. Logo no início com uma jogada ensaiada de falta, Daniel Mehl marca um bonito gol com um toque de primeira depois de receber a bola na cobrança de falta. Marcaram ainda David Medeiros e Matteo Zatorre que voltou a marcar no palco que o consagrou como artilheiro do último torneio. No segundo tempo de 5 minutos entraram em campo Lucas (goleiro), Lucas Battan e Paulinho , atrás e Vinícius Arruda e Gabriel Riccio na frente, tempo este que manteve-se equilibrado. Logo no final entrou João Marcelo no lugar do Vinícius, voltando também no terceiro tempo junto com Gabriel Faleiros no lugar de Lucas Battan. Nos 5 minutos finais os Técnico Robson Fernandes, optou por colocar a molecada mais nova em quadra. Agora com Gustavo Cipriano e Lucas Rocha atrás e Henrique Parola e João Marcelo a frente, a equipe voltou a fazer boas jogadas pela esquerda com Parola achando sempre livre João Marcelo e os gols voltaram a acontecer, logo Gustavo Cipriano encontrando uma brecha na defesa adversária, marcando um bonito gol de falta, tambem de falta o goleiro Luis Felipe faz mais um para o Portuários e finalizando a contagem, Parola depois de jogada individual pelo meio marca um belo gol. Final, Portuários 6 x 0 Nacional de Jundiaí.

Foi sem dúvida um grande começo de segunda fase no palco que definitivamente trás muita sorte para a equipe Sub-9 do Portuários de Santos.

PORTUÁRIOS X OPORTUNITY ( WO)

Jogo que seria realizado em 03/10/2009, mais a única categoria da Equipe de Bragança Paulista que não compareceu foi justamente a SUB-9, ficando a molecada decepcionada, pois haviam preparado uma festa com a faixa pedindo a inclusão do Futsal como Esporte Olímpico nas Olimpíadas do Rio 2016. De qualquer forma, tiveram que entrar em campo para qualificar o resultado, e fizeram da melhor forma, com a faixa, e realizando o início simbólico da partida com o toque de João Marcelo e Henrique Parola.


domingo, 11 de outubro de 2009

DAVI X GOLIAS

Foi assim que pareceu quando as duas equipes entraram em quadra. De um lado o Tumiaru sub-10 com jogadores altos e um goleiro que ocupava quase todo o gol. De outro lado o Portuários Sub-9 com seus atletas um tanto quanto menores do que o Tumiaru mais com uma vontade, raça e capacidade de superação, que durante a partida impuseram respeito de uma vez por todas, as equipes que daqui por diante , ignorarem o fato de ser apenas garotos com 9 anos de idade. Logo no começo, mais uma vez, o jogo começou muito quente, mostrando como seriam os minutos que viriam em seguida. Paulo Henrique , o "Paulinho", depois de uma bela jogada individual pela esquerda, marca um golaço, deixando a torcida em estado de extase. No inicio do segundo tempo a equipe do Tumiaru empatou, e o técnico Robson não pode mudar muitas peças, pois tinha que aproveitar o sangue quente que corria nas veias dos atletas. Quando havia uma falta, entrava Gabriel Riccio para tentar o chute, que barrava nas mãos do incrível goleiro da equipe adversária. Matteo Zatorre também foi substituido para recuperar o fôlego, pois dava tudo de si em quadra. Veio o segundo gol do Tumiaru logo nos minutos finais da partida, deixando as equipes e a torcida extremamente agitadas. Com uma capacidade de superação incrível , e respostas dentro de quadra de Matheus Battan, David Medeiros e Luiz Felipe, esse sim um "gigante , mais uma vez fazendo lindas defessas, o que parecia impossível aconteceu, e no minuto final da partida, logo depois da entrada de Daniel Mehl, a mitologia de Davi e Golias se transformou em cenas inesquecíveis dentro de quadra. A virada foi surpreendente e mortal para a equipe do Tumiaru , deixando Técnico e jogadores nervosos, a ponto de serem expulsos de campo, e a torcida exaltada, gritando sem parar mais uma vitória histórica da equipe Sub-9 do Portuários, com gols de Daniel Mehl e David Medeiros, liquidando a partida por 4x2 em menos de 1 minuto.

A história de Davi e Golias se repetiu mais uma vez agora no Futsal, mostrando que não se deve menospresar os que aparentemente são mais fracos , pois o que vale é o espírito que entram em quadra, e um equipe vencedora deve jogar sempre com espírito de campeão.

"Valeu mais uma vez equipe Sub-9 do Portuários"

terça-feira, 6 de outubro de 2009

REPORTAGEM NO SITE DA FEDERAÇÃO PAULISTA

Saiu no Site da Federação Paulista de Futebol de Salão a reportagem da Molecada da Equipe Sub-9 do Portuários sobre os Jogos Olimpicos de 2016 "RIO 2016".
ACESSE: http://www.futsal.com.br/noticias/noticia_2009_destaques.asp?NumeroID=28032

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Portuários X Gremetal

Domingo, 04 de Outubro de 2009, 10:30 da manhã, nervos a flor da pele, e foi assim o jogo inteiro, em mais uma partida extremamente disputado e talvez a mais difícil até agora contra a equipe do Gremetal sub-11. As equipes já entraram em quadra a mil por hora e quase não deu para trocar jogadores. A euipe inicio o jogo com Luiz Felipe no gol , Matheu Zatorre e Matheus Battan atrás , Paulinho e David na frente. Do outro lado, o Gremetal vinha com um goleiro defendendo todas as bolas, e olha que foram bastantes lances de perigo. Mais também tínhamos um GIGANTE em nossa meta, fazendo milagres, apesar dos fortes atacantes adversários. Foi um jogo extremamente "pegado" fazendo com que atletas dessem tudo de si ao ponto de saírem só mesmo por não terem mais condições físicas para ficarem em quadra. Os gols foram o que menos importaram em um jogo em que valeu a raça e valentia das duas equipes. Parabéns mais uma vez para nosso SUB-9.

domingo, 4 de outubro de 2009

RIO 2016


A Equipe SUB-9 de futsal do Portuários também Manifestou sua Alegria com a escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olimpicos de 2016, porém , reinvindicando o presença de mais um Esporte Olimpico: O FUTSAL

Autoridades e Responsáveis pelo Esporte Brasileiro, fiquem de Olho nessa turminha, que dará muitas Alegrias para o Esporte Brasileiro!!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TAÇA DE PRATA

Ginásio do Portuários

04/10 10:00 S11-99 A. A. dos Portuários de Santos x Gremetal/Stismmmec

Metropolitano de Futsal Série Prata

GINÁSIO A.A.PORTUÁRIOS DE SANTOS
03/10/2009 11:30 - Sábado
A.A. Portuários de Santos/Gremetal X Oportunity/Callis/Semjel/CCB

A TV TRIBUNA ESTAVA PRESENTE

A TV Tribuna também marcou presença para cobrir os Jogos de Reabertura do Ginásio do Portuários. Veja a reportagem no Link que segue: http://www.tvtribuna.com/videos/?video=26668